SOPA e os protestantes

Estou dormindo e acordando, postando boas informações sempre que encontro (para ser mais preciso, depois de 1 semana, no mínimo). Estou querendo falar sobre essa absurda lei, a lei SOPA (Stop Online Piracy Act). Esse projeto, na teoria, vai acabar com a pirataria e na prática, vai acabar com a internet.


Antes de ler o próximo parágrafo, se pergunte: Quem aí não fez nada que violasse os direitos autorais (Copyright, se a gente for falar que nem os gringos)? Eu já, e não me arrependo disso. Se aquele site de onde você pega essas músicas ser denunciado, tem 5 dias para ser retirada aquela música ou todo o site, independente de estar certa a denúncia ou não.


Vou ser sincero: Não sei direito como será a lei, muito menos como será o futuro da internet (não sou a Mãe Dináh), mas sei que se essa lei ser aprovada, quem estará fudido são as grandes empresas. Elas, não podendo passar tal conteúdo, vamos ficar sem coisas boas, como charges, por exemplo e dessa maneira, ficar sem nada.


Essa lei está prestes a ser aprovada dia 18 de janeiro, o dia que a internet vai parar. Gigantes da internet, como Google, Facebook, Twitter e Amazon poderão fazer um blackout geral. A Wikimedia já estava discutindo sobre isso e parece que ela vai dar um blackout também. Não tenho certeza de nada.

Vamos pensar por um momento a gente sem o Google para pesquisar aquele assunto quente (tem outros buscadores, mas nada comparado ao Google), sem o Orkut (que nem uso muito), sem o Facebook (ah não, aí é de se desesperar! Eu sou viciado no Facebook e vou ficar enlouquecido), sem o Twitter, etc... Vamos ficar sem internet de qualidade, resumindo.

Se essa lei for aprovada, os Estados Unidos não irá ter moral de falar de censura ou coisa do tipo. O problema é que, se começar nos EUA, isso vai ser exemplo no mundo todo, colocando censura no conteúdo da internet e aí, você já sabe o resultado: a internet vai mudar de vez.

Lutar é difícil, mas temos grandes empresas do nosso lado (por causa dos interesses deles, que não vem ao caso). O criador dessa lei não mudou de ideia, ou seja, ele vai torcer para que essa lei vingue.

As grandes empresas vão pagar as multas altas e assim, as empresas fecharão (dependendo da dívida) e nós, leitores, vamos pagar o pato. É assim que vai funcionar.

Desculpe qualquer erro de ortografia e gramática. É que estou com pressa e digito rápido demais.

Related Posts with Thumbnails