PC infectado: O que fazer?

Muitas vezes, vejo em fóruns de discussão a seguinte pergunta "Tem vírus no meu PC, o que faço?" "Socorro, PC infectado" "PC com vírus" e algo semelhante!Mas o problema é que ninguém sabe o que fazer, né?Então, vou colocar uma dica simples, trabalhosa de como fazer isso!


1-Escaneie com seu antivírus em modo de segurança!

No modo de segurança, a maioria dos vírus são desativados, sendo que só fica os drivers básicos e o sistema operacional funcionando!Escaneie lá!O Avast tem uma característica muito importante: o Escaneamento antes do Boot!Assim ele pode pegar esses vírus que ficam ocultos!Para ir no modo de segurança, reinicie seu computador e enquanto ligar, aperte F8 e depois selecione "modo de segurança"!Então, escaneie!Se não der certo, vá para o próximo passo!

2-Instale um complemento de antivírus e escaneie no modo de segurança!
Muitas vezes, os complementos para antivírus são muito úteis, pois removem a ameaça!Um excelente exemplo é o Kaspersky Virus Removal Tool, e depois de baixar, é só escanear com ele no modo de segurança!Quem sabe ele remove o vírus, né?Se isso não der certo, siga o próximo passo!

3-Instale um antivírus Trial:
Antivírus Trial são aqueles pagos, mas com direito a uma demonstração por alguns dias, geralmente 30 dias!Ele pode te ajudar!Tem vários antivírus desse tipo, mas recomendo o GData, por se sair melhor nos testes da AV-comparatives!Se não conseguir remover o vírus, passa para o próximo passo, esse será infalível!

OBS.:Quando instalar o Antivírus Trial, lembre-se de desativar o antivírus que está no seu PC, pois pode gerar conflito entre os dois!Com o Kaspersky Virus Removal Tool, não é necessário essa medida!


OBS².:Uma das medidas fez com que removesse o vírus, mas na verdade, ficou algum sintoma dele, como erro, por exemplo?Tente reparar o windows com o disco de instalação ou então faça uma Restauração do sistema!Se nada der certo, é porque precisa seguir o passo 4 mostrado a seguir!

4-Formate o computador:
Muitas pessoas já partem para esse passo direto, porque dá muito trabalho baixar, instalar e escanear!Esse passo é infalível!Mas lembre-se de fazer backup dos arquivos que quer para um CD ou então para uma hospedagem de arquivos na internet antes mesmo de formatar!

Essas são as dicas de segurança minha, se quer elogiar ou criticar(com educação, claro), comente e quem sabe editamos uma parte!

Related Posts with Thumbnails